top of page
solidao-e-psicologia_edited.jpg

Causas da
Depressão

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por:
Beatriz Coliath

Pode ter diversas causas: eventos estressantes, traumas, doenças crônicas, consumo de álcool/drogas, solidão, parto e até mesmo pré-disposição genética. Algumas pesquisas genéticas indicam que o risco de depressão resulta da influência de vários genes que atuam em conjunto com fatores ambientais ou outros. Certos tipos de depressão tendem a ocorrer em famílias. No entanto, também pode ocorrer em pessoas sem histórico familiar do transtorno. Nem todas as pessoas com transtornos depressivos apresentam os mesmos sintomas; a gravidade, frequência e duração variam dependendo do indivíduo e de sua condição específica e é resultado de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são mais propensas a desenvolver este quadro. A doença pode, por sua vez, levar a mais estresse e disfunção e piorar a situação de vida da pessoa afetada e o transtorno em si. Há relação entre a depressão e a saúde física: doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar à depressão e vice e versa.  

 

Situações difíceis podem funcionar como um gatilho para o transtorno, mas cuidado: a gravidade do evento em si tem pouco a ver com a gravidade da depressão posterior; o fato de ter acontecido por si só já basta.

 

Quando um evento desagradável ocorre, é importante ficar ao lado da pessoa que o enfrenta. As chances de desenvolver depressão serão menores se receber apoio de amigos e familiares. Como citado, problemas de saúde fatais ou de longa duração, como câncer ou doenças coronárias, também têm o potencial de gerar depressão. Nesses casos, a condição é desencadeada pela necessidade de conviver com os sintomas e, também, pela falta de perspectiva de futuro. Além disso, ferimentos severos na cabeça e hipotiroidismo podem também podem causar desequilíbrios na química do cérebro que geram sintomas depressivos.

 

 

Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno, é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doença.

bottom of page